segunda-feira, 6 de abril de 2009

What Happened So Far


There's six of us but...there's only five shadows!


Foi assim que acabou a última temporada, seis pessoas contra cinco sombras. O que significará? O que está para vir? foram estas algumas dúvidas que ficaram no ar antes da estreia da 4ª temporada de Ghost Whisperer.
Esta então começa com algumas alterações do elenco. O divertido professor Payne (Jay Mohr) vai para os Himaláias, entra em cena um psicólogo, Eli James (Jamie Kennedy) e Cristoph Sanders fica como personagem habitual na série.

A temporada começa com uma Melinda, receosa pela vida de Payne, quando o seu escritório incendeia temendo que a sombra que falta poderá ser dele. Mas nao, Payne está bem. Por outro lado, Eli tem uma experiência de quase-morte e apartir daí consegue falar com espíritos os vê mas ouve-os. Melinda recebe também mais um aviso, agora dos The Wacthers - Os Observadores, que ajudam Melinda para "retribuirem um favor", e afirmam que, se Melinda não parar de comunicar com os mortos, a morte poderá tocar alguém que ela ama.
Desta forma, Melinda que o destino pode pregar partidas e que se continuar a fazer o que faz, pode ver a morte muito de perto.
E é o que acontece. Melinda perde aquele que mais ama, Jim (David Conrad) é baleado por um polícia, que o confunde com um assassino e acaba por morrer nessa mesma noite. Melinda vê pela primeira vez o espirito do marido. Acho que esta foi uma das cenas mais comoventes na série, ver Melinda assim tão preocupada, e no entanto a sentir a culpa pela morte do marido. Jennifer Love Hewitt deu mais uma prova de ser uma grande actriz e com um futuro muito bom pela frente.



Melinda no início não consegue ver o espirito de Jim mas, mais tarde quando o luto diminui, volta a ver o seu espirito e até dança com ele. Jim diz que já não acredita na luz e que prefere ficar com Melinda recusando-se a atravessá-la. Melinda não aceita e afasta-se de Jim mas este resolve saltar para o corpo de um homem morto, num fenómeno chamado Step-In. Jim agora está vivo novamente, num corpo totalmente desconhecido e sem qualquer memória da sua vida anterior. Melinda tem de ajudar Jim, agora Sam (Kenneth Mitchell) a recuperar a memória para poderem voltar a ter as suas vidas normais. Desde a morte de Jim que, na vida de Melinda, se deu o início de uma nova mitologia - Será o amor capaz de transcender a morte?. Acho que foi uma escolha muito boa, a abordagem desta mitologia, pelo que tornar a série mais negra (como aconteceu na temporada passada) foi a pior coisa que podiam ter feito. Deixaram muitos assuntos por abordar, espetaram personagens importantes em episódios e fizeram da temporada um pouco complicada de se perceber. Nesta temporada decidiram começar tudo de novo, com uma nova mitologia, uma nova forma de ver a série e uma nova Melinda, a Melinda viúva. Foi uma escolha muito acertada.



Sam vai trabalhar para casa de Melinda a arranjar a garagem que Jim havia começado e fica a morar lá enquanto faz o trabalho. Sam vai-se lembrando de algumas coisas enquanto Jim, como das suas capacidades como paramédico, e como Sam como de cheiros da sua irmã. Mas sem perceber de onde estas lembranças vêm, Sam procura respostas e acaba por encontrar um anel de noivado que pretendia entregar antes de ter o acidente e morrer. Sam vai a procura da sua noiva, Nikki (participação de Teri Polo) e Melinda vai com ele numa viagem pelo país, para o tentar fazer lembrar de tudo sem ter que recorrer à sua noiva. Sam não encontra Nikki mas, ao chegar a casa depara-se com ela que está lá para o ajudar a recuperar a memória.



Melinda está a ver o seu marido a fugir-lhe por entre os dedos e para mais tem de enfrentar os seus espiritos. Com Sam e Nikki cada vez mais próximos, Melinda teme que possa ter perdido Jim para sempre e que Sam não é o seu Jim. Além do mais Melinda tem de enfrentar os espiritos vingativos de um lago que assombram a vida de um coveiro às portas da morte. Quando este morre, diz a Melinda que ela corre perigo e que os Observadores lhe disseram que ela acreditava em coisas que não eram propriamente verdade e que podia magoar os outros ao acreditar nessas coisas. Então entra em confronto com os Observadores e estes explicam que só a avisaram sobre o seu marido e que a sua morte se devera ao destino e não a eles. Também disseram que estavam lá para ajudar Melinda e não para complicar a sua vida. A série perde por isto. Todos os potenciais inimigos de Melinda acabam por se revelar ajudantes dela e nunca há um inimigo que se mantenha (Romano na 1ª temporada desapareceu e nunca mais apareceu na vida de Melinda). Tirando isto os diálogos entre Melinda e a The Watcher foram muitos bons e a luta de Melinda por Jim muito intensa.



Apesar de ser tudo o que estava à espera, Nikki vai-se embora porque Sam já não a ama e é um Sam muito diferente do que ela conhecia. Melinda e Sam olham um para o outro com uma intensidade muito forte e aqui recomeça o romance entre eles. Falta agora algo crucial: contar a Sam a sua habilidade de ver os mortos e quem ele é realmente. Melinda para esconder o seu dom acaba por lhe mentir o que trás duvidas a Sam sobre se Melinda estará, ou não, pronta para assumir outro relacionamento. Só quando enfrentam um caçador de fantasmas é que Melinda conta a Sam e este tenta compreender o seu dom, mas não acredita afirmando que Melinda, antes de Sam acordar do acidente, lhe influênciou a mente de modo a ele ter lembranças da sua vida enquanto Jim. E então que aparece um novo inimigo, Dr. Byrd, um manipulador de mentes que pode estar a manipular a de Sam. A dor que Melinda sente por Sam não acreditar nela é tão grande que esta acaba por lhe pedir que saia de casa. A interpretação de Jennifer Love é muito boa nestas últimas cenas e vale mesmo a pena ver.




Pontos Positivos da Série:

A série está muito boa e a evoluir, episódio a episódio, o que é algo que nunca aconteceu na série e que faz com que cada episódio não esteja tão fechado.
A personagem interpretada por Camryn Manheim já tem um rumo na série. Está a caminhar para atingir o patamar que Andrea (Aisha Tyler) atingiu.
David Conrad está também mais presente na série e o recomeço do romance entre Mel e ele foi uma estratégia muito boa.
A personagem de Eli James também foi uma escolha acertada porque dá liberdade a Melinda para viver mais a sua vida na série.

Pontos Negativos da Série:
Algumas coisas estão a faltar. Os túneis, que foram um bom trunfo na 3ª temporada, estão praticamente desaparecidos. Fico sempre à espera que apareçam os túneis num episódio e, para meu desagrado, nunca aparecem.
Outra coisa é a que referi em cima, dos inimigos de Mel. Tanto estão como não estão, e quando estão "convertem-se".
Ned (Cristoph Sanders) está bastante deslocado na série, está a precisar de um rumo e de uma história convincente que o mantenha.
Efeitos especiais muito maus.

Concluindo, tem sido uma série muito boa, a melhor até agora e que tem mostrado muitas melhorias em relação à série passada.

9 comentários:

  1. Matar o Jim... Não concordo que foi bom!!!KBo com a serie.

    ResponderEliminar
  2. Até hoje não me conformo que Jim morreu e reencarnou no corpo de outra pessoa... isso vai contra TUDO que a série conta, no que Melinda acredita, em tudo tudo..
    Foi muito podre essa decisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo !!! Não entendo como podem ter errado tanto em relação a isso, ainda mais sendo uma série que tem na sua equipe de produção James Van Praagh, considerado um "grande médio" ( Co-produtor executivo da série Ghost Whisperer ).

      Eliminar
    2. Que temporada Tim morre? alguém pode me informar!?

      Eliminar
    3. 4° temporada
      no final do 6° episódio

      Eliminar
  3. gente q temporada a andrea morre? (a morena amiga da melinda) ??

    ResponderEliminar
  4. Nao gostei que mataram Jim nao teve graça

    ResponderEliminar
  5. A serie é muito boa, ou era, até eles em toda temporada promoverem mudanças no elenco. Mataram Andrea, envelheceram Ned muito rápido, mataram Jim. E olhe que estou ainda na 4ª temporada.

    ResponderEliminar
  6. Matar o jim nao !! nao pode ser tem de ser o JIM ajudem me a protestar para mudarem a serie em ingleterra

    ResponderEliminar